A Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas – Obmep acontece descobrir novos talentos desde 2005, mas foi em 2017, na 13ª edição, que as escolas particulares foram incluídas pela primeira vez na olimpíada. A intenção é na área da matemática no Brasil. Existem duas categorias de premiação, uma para as escolas públicas e a outra para as particulares. Neste ano o tema escolhido foi a Semana de Arte Moderna, no ano em que se comemora ocentenário do evento e, desta forma, pretende trazer à tona a relação da matemática com a arte, capaz de introduzir a disciplina de uma forma lúdica e atraente.
A primeira fase, que é uma seleção, aconteceu no dia 7 de junho e reuniu, da Coopec, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, divididos em dois grupos: do 6º ao 9º ano do Fundamental e o Ensino Médio. As provas envolveram muitas questões de lógica e obedeceram ao conhecimento de cada nível.
Neste sábado, 8 de outubro, acontece a segunda fase, às 14h30 (horário de Brasília), em todo o país. Mais de 900 mil alunos classificados na primeira fase estão aptos a participar da prova e concorrer às premiações da maior olimpíada científica do Brasil.
Os alunos da Coopec selecionados para a segunda fase foram:
NÍVEL 1
NÍVEL 2
NÍVEL 3
A segunda fase da OBMEP consiste em uma prova composta por seis questões discursivas. Os alunos terão três horas para completar a prova. A divulgação dos premiados será em 20 de dezembro deste ano, sendo distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.775 medalhas de prata e 5.175 de bronze, além de 51.900 menções honrosas, de acordo com a instituição.
Mais informações:
Claudia Jahnke
Assessoria Imprensa Coopec
53 98149–0088 DRT-SC sob nº 431, em 19-12-91