O que palitos e balas de goma tem em comum com a Matemática? Muita criatividade e diversão garantidas pra uma aula nada convencional.
A Professora Franciele Catelan Cardoso teve esta ideia lúdica para desenvolver na aula de Matemática das turmas de 6º Ano A e B da Coopec. Os alunos receberam a tarefa de desenvolver poliedros usando palitos e balas de goma e ao executar a atividade analisar seus elementos – número de vértices, arestas e faces.
Segundo a professora a atividade ainda potencializou a classificação dos poliedros em prismas e pirâmides a partir de suas características (faces laterais retangulares ou triangulares) e a associação de cada poliedro com a sua nomenclatura a partir do número de lados das bases.
Nem precisa dizer que os alunos se divertiram muito e a aprendizagem se deu de forma ativa proporcionada pela manipulação dos objetos construídos e, ao final, puderam, claro, degustar seus poliedros, através das jujubas. Encantador, não é mesmo? Isso é o que se chama de colocar a mão na massa. Confira as fotos!
Mais informações:
Claudia Jahnke
Assessoria Imprensa Coopec
53 98149-0088 DRT-SC sob nº 431, em 19-12-91